quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Os ovos

Os ovos

 É muito normal as fêmeas colocarem ovos em dias separados. É comum até ela levar uma semana inteira para colocar apenas 5 ovos!

 Os ovos são pequenos, tendo aproximadamente 2 cm e podendo desenvolver-se um pouco mais até a hora do nascimento (ficando mais arredondados e meio "inchados").

Como a fêmea os coloca em dias diferentes o normal é que os filhotes não nasçam todos juntos.


É bom sempre observar o tamanho do viveiro e separar o casal das demais aves até que seus filhotes estejam independentes, a fêmea poderá jogar os ovos fora quando perceber superpopulação ou até mesmo matar as crias ainda bem pequenas.



Não se deve retirar os ovos de seu lugar EM HIPÓTESE ALGUMA. A fêmea vai jogá-los fora do ninho caso perca as esperanças deles originarem filhotes e voltará a acasalar. Tirar os ovos da posição em que estão pode matar o feto!



Também não retire as cascas dos ovos. Após o nascimento a fêmea saberá exatamente o que quer fazer: comer a casca para ter cálcio ou jogá-la fora do ninho. Apenas se ela a descartar você poderá jogar fora.



A fêmea pode descartar ovos por alguns motivos:julianasphynx.blogspot.com
1 - Quando os mesmos não foram fecundados: As vezes pássaros colocam ovos mesmo que vivam sozinhos pois precisam eliminar ovários não fecundados. Tartarugas e outros ovíparos também agem dessa maneira 

 2 - Ela não conseguir chocar: Se os ovos estão a muito tempo com ela e a fêmea não conseguiu chocar por ter os deixado esfriar ou mesmo por falta de experiência vai perceber a perda e descarta-los


3 - Ela não quis chocar: Esse problema é muito comum em viveiros muito populosos ou com pouco espaço. As fêmeas tem noção de que suas crias não terão espaço o suficiente para viver e optam por acabar com os ovos antes de seu nascimento.


20 comentários:

  1. teno dois casais de periquitos em um viveiro 1mx70cmx50cm nele tenho dois ninhos a femea e o macho mais velho acasalaram 2 vezes e ponhou dois ovos por vez depois de duas semanas ela joga os ovos para fora do ninho e tambem nao fica dentro do ninho para chocar pq ? me responda obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, entao, o ovo pode ter deixado esfriar ou o macho matado quando ela reproduzir novamente deixa ele num lugar sem vento e movimentaçao....

      Excluir
  2. meus periquitos tiveram seu primeiro ovo,e não tem nada de serragem nada para proteger,mas a fêmea fica la chocando os ovos,sera que eu deveria colocar serragem ou lã fora da gaiola pra ver se pegam,ou isso é normal?
    também queria saber se podemos encostar nos ovos? porque andam dizendo que se encostar nos ovos eles podem quebrar ou até mesmo rejeitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, isso nao tem nada aver a serragem , ela arruma do jeito que ela quiser , e nao pode pegar os ovos se nao eles morrem e a femea joga fora do ninho e nao se reproduz mais ...

      Excluir
  3. Desculpe te incomodar novamente,mas também queria saber s posso ficar olhando para acompanhar o desenvolvimento dos ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, que nada , entao nao pode olhar deixa eles lá nem fica olhando se nao ela vai se senti insegura e vai rejeitar,lembrando!! nao fica olhando nao faz nada deixa ele lá

      Excluir
  4. Me ajude por favor, tenho 1 casal de periquitos, mas percebi que a barriguinha dela está muito inchada, como não tenho experiencia não sei oq fazer. me ajude :( obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, entao ou ela pode esta para colocar ovo opu esta com peito -seco de uma olhada nessa postagem : http://tudosobreperiquitos.blogspot.com.br/2012/01/o-peito-seco.html e essa tambem http://tudosobreperiquitos.blogspot.com.br/2012/01/o-respeito-da-sindrome-do-peito-seco.html ok obg..

      Excluir
  5. Olá,estou um pouco desesperada,a fêmea já tinha botado 4 ovinhos,mas hoje ela jogou 2 foras do ninho e eu fui ver se tinha mais la dentro e não tinha mais nenhum,e um dos ovos quebrados dava para perceber um filhotinho,ela poderia ter comido os ovos??.Estou achando que ele estava ruim pq ela fazia suas fezes la com os ovos,eu vi uma "reportagem" sua sobre os ovos sujos,que teria de tira-los e depois coloca-los em água morna.Fiquei confusa pois você disse que nao podia encostar nos ovos.O que eu deveria fazer?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, naaaao faz isso o filhote vai morrer !! ela jogou fora do ninho pq deixou o ovo esfriar ou estar fertil ok obg lembrando ( nao mexe nos ovos dela se nao nao vai mais reproduzir !!!!!!!

      Excluir
  6. a femea fica roendo todo ninho e não bota, e tambem ela fica batento no macho, eles so comem alpiste e semente de girassol.
    o que posso dar a eles para complementar a alimentação,e como resolvo os outros problemas?
    obs: ela é mais nova que ele, parece que é filhote, mas ja botou outras duas vezes e jogou o ovo fora do ninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, isso é normal !!... ela come pra fazer do jeito dela !.. quando joga fora do ninho uqevc mexeu ou deixou esfriar !!.. ok obg

      Excluir
  7. eu estava na casa da minha tia e juntei eles lá , ja faz 1 semana e 3 dias , eles ficam entrando e saindo do ninho toda hora e a femea esta com o anus um pouco duro , so que agora estou em casa e a femea agora entra pouco no ninho , a mudansa de local afeta pra femea colocra o ovo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, sim deficulta um poco pq ele seguro e vc tiro ela ou mudou o ambiente que eles tava acostumado , e a temperatura muda ai a femea segura o ovo e entala.. obg

      Excluir
  8. se tirar o ninho da gaiola para verificar se há algum ovo vazio é ariscado ela jogar os outros pra fora do ninho ? e oque faz os periquitos comerem os ovos ?
    obs : desculpa encomodar de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, sim a femea nao vai mais cuidar dos ovos .. eles vao morrer se vc tirar nao mexe ok? e vc ja sabe se tem ovo lá deixa eles nem fica toda hora olhando lá... esquece eles faz de conta que nao tem nada, se a femea pois agora demora a 21 a 18 dias para nascer...

      Excluir
  9. a gaiola dos meus periquito australianos está suja e a fêmea esta chocando, será que eu devo limpar agora ou espero ela terminar de chocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai, naão pode limpar tranquilo .... troca o jornal normal e pronto , comida tbm... fica de boa .

      Excluir
  10. Esperei 25 dias e não nasceram nenhum filhote. Então peguei os ovos e olhei estavam vazios todos os 5. Então joguei fora mas A periquitos continuou dentro da casinha. Então eu tirei a casinha também. Gostaria de saber se isso vai prejudicar a fêmea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é necessario tinhar o ninho...
      quando nao nasce, eu costumo nem mexer , a femea sozinha despacha os ovos .. ai depois é só trocar o jornal..

      Excluir