quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A idade correta para acasalamento de periquitos


É IMPORTANTE observar bem um periquito antes de comprá-lo, pegar na mão, verificar a situação de magreza, verificar se tem lipomas (bolas de gordura em qualquer parte do corpo), cistos nas pontas das asas, sarna e sinais de fezes coladas na região da cloaca, pois tudo isto se não for bem observado na hora de comprar, vai ser motivo de desilusão e gastos futuros.

Temos que ter uma preocupação com a idade do casal, pois antes dos nove meses é quase certo os problemas com a falta de maturidade. Machos que não galam corretamente, ovos inférteis por falta de espermatozóides, fêmeas que quebram os ovos, põem fora do local correto, e casal, que mesmo com a vinda dos filhotes, deixam morrer por falta de alimentá-los corretamente.

Devemos comprar sempre periquitos jovens, deixar que se acasalem, mas não fornecer ninho até que tenham a idade correta. Também são preocupantes as fêmeas com mais de quatro anos e os machos com mais de cinco anos, pois com esta idade já criaram o suficiente para que continuemos a exigir que continuem produzindo.Dentro desta faixa de 10 meses a 4 anos é o que chamamos de tempo ideal para reproduzir.

Em seguida vem à preocupação com a preparação para a cria: vermifugar, vitaminar e alimentar equilibradamente. Depois destes cuidados é mais certo acontecerem os bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário