quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exemplos: como cuidar de seu periquito

 

EU TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA SABER SE A FÊMEA ESTA ESPERANDO FILHOTES E QUANTO TEMPO DEMORA PRA NASCER OS FILHOTES?

 Nem sempre da pra voce perceber que o animal esta pra botar o ovo, tem vezes que o ventre fica inchado porém não é sempre ok!?Então muitas vezes você só vai ver os ovos já lá esperando pra que abram isso demora de 17 a 21 dias ok!?

Quando os periquitos poem seus ovinhos, devemos ter algum cuidado em relação aos ovos. Ex:devo manter o ninho sempre aquecido para ajudar a periquita?

Então é necessário que você deixe a gaiola em um local onde não tenha muita movimentação e nem que fique exposto ao vento e frio.

Bico está crescendo demais o que fazer?

O ideal é que você compre um osso de siba que vende em pet shops pra ele bicar e diminuir o bico.

O que os periquitos podem comer?

Eles podem comer verduras como almeirão, salsa, rúcula, espinafre. Grãos como painço, níger e frutas como banana, maça, pera. Procure sempre alimentar o animal com a mistura necessária para seu desenvolvimento pois só esse é balanceado de forma correta ao animal.

A fêmea, colocou dois ovos porém só nasceu um filhote, vai nascer outro? Na casinha não tem nada,coloquei serragem mas eles não usam, é normal que o filhote fique apenas na madeira

Se o outro foi fertilizado e chocado corretamente nascerá também. Mas o nascimento dificilmente acontecem na mesma data mesmo porque a oviposição não é feita no mesmo dia. Tenha paciência, o ninho já é suficiente para que a fêmea cuide dos filhotes, procure deixar a gaiola em um local livre de vento.

Filhotes ficaram sem os pais como alimentá-los?

Você pode comprar papinha para periquitos em pet shop e tentar dar aos filhotes diariamente com a utilização de uma seringa

O que fazer com a excessiva queda de penas na ave?

A queda de penas se dá por estarem trocando para a nova estação isso é normal as velhas caem para entrarem as novas.Para garantir um melhor crescimento das penas o bom é dar cálcio e vermifugo.

 

Os periquitos podem pegar um solzinho para aquecer?

 Não só podem como devem sim tomar um sol no final da tarde ou no começo da manhã.

 

Minha periquita femea morreu e so ficou o macho ele vai morrer de solidão ou nao ou eu preciso comprar outra periquita?

Não é a situação ideal criar sozinho um periquito seja macho ou fêmea. Eu te aconselharia de arranjar uma parceira para ele.

 

Eu tenho dois casais de periquitos em um vivero e só um ninho eles irão botar?

Quando queremos fazer com que aves se reproduzam o ideal é que você coloque pelo menos dois nihos. A situação ideal seria cada casal estar separado em gaiolas diferentes para que não fiquem tão inibidos e acasalem com mais facilidade.

 

Quantos anos ele vivem?

 Vivem de 10 a 13 anos.

14 comentários:

  1. Como sei que a minha periquita esta pronta para acazalar??

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo.. entao vc sabe pela a postuta dela (idade) e se ela se da bem com o macho !! e tambem existe época de reproduçao dos periquitos ok ?
    espero ter ajudado!!!!!

    ResponderExcluir
  3. os meus piriquitos fazem 5 messes que nao botam ovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,primeiro tem que ser um casal , segundo tem que ter espaço ,terceiro a femea prescisa aceitar o macho ....

      Excluir
  4. meu periquito colocou seu primeiro ovo mas ela o quebrou e tirou de dentro do ninho.Ela pode faser isso denovo com os outros ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,o ovo pode ter esfriado e vc nao pode fica olhando dentro do ninho se nao ela recusa ,deixa eles num lugar sem vento e muito movimentaçao ! ok se nao ela vai continuar matando os filhotes no ovo ...... obg!!

      Excluir
  5. oi me ajuda como amansar periquito autraliano femea de 2 a 3 semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,entao posso sim, da um olhada nessa postagem http://tudosobreperiquitos.blogspot.com.br/2011/12/amansando-os-filhotes-q-uando-estiverem.html obg..

      Excluir
  6. olá..queria saber quanto tempo demora para o filhote começar a ter firmeza nas pernas...

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu achei uma periquita na rua e levei ela para casa, ela estáva espirrando mas ai eu cuidei dela, fiz a papinha com bolacha amassada água e leite, e dei na seringa, ela comia tudo e eu esquentava no micro ondas por 5 segundos, ela adorava, depois que ela comia eu enrolava ela naqueles cobertorzinhos de criança, sem ser o de bebê, o de criança mesmo, macio ela dormia e eu apagava as luzes colocando uma musica bem relaxante para ela, ficava horas e horas olhando ela, fiz isso acho que por uma semana, agora ela está bem melhor e dormindo na minha cama neste exato momento, sem espirros somente suspiros..Eu estou dando uma ração que tem um periquito macho azul na frente escrito periquitos, e agora também comprei um potinho e pendurei na gaiola com comida da Alcon para periquitos extrusada colorida, comprei ontem e ela está gostando, todo dia quase toda hora acho que 2 vezes ao dia limpo a gaiolinha dela, assopro a ração e pego os restinhos que caíram no chão da gaiola, mas somente os que ficam longe do cocozinho dela, toda hora tiro ela da gaiola e sempre estou colocando 2 tipos de pão para ela, pão francês em molhadinho com água filtrada e pão puma, ela adorá, sempre dou água filtrada a ela e dou osso de siba e bloco de gritt,mas tem uma coisa que eu não me conformo, ela é terrivelmente brava dentro da gaiola, porquê?Porquê ela é brava dentro da gaiola?Eu a trato com tanto carinho e respeito, amo muito ela, dou muita atenção a ela, o dinheiro que ganhei em meu aniversário estou gastando somente com ela, porquê?Ela não gosta de mim?Eu nunca grito perto dela,porquê isso?Por favor me responda, e me explique como fazer ela parar com isso, estou desesperado, por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola nao pode dar pão e nem leite compra mistura de periquitos que vende em casas de raçao ... e coloca um bebedouro com agua filtrada , e um macho pra ela nao ficar muito sozinha nas horas vagas quando vc nao tiver em casa e pra ela ficar mais alegre e talves ter filhotes .... ok ,ela é brava pq o lugar pode ser muito pequeno , e que nem eu te falei compra um macho para ficar com ela se nao ela entra em depressão fica arisca .... ok obg espero ter ajudado..

      Excluir
  8. Ola , eu tenho um casal de periquito. Iguais aos da foto!
    As narinas da femea , esta marrom. Isto é alguma doença? Oque devo fazer?
    Preciso da resposta ate dia 17/02!
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA, É QUE A FEMEA VAI DAR FILHOTES... N É DOENÇA NENHUMA PODE FICAR TRANQUILO.

      Excluir